Muito se fala hoje sobre planejamento previdenciário. Mas pouco se explica sobre as vantagens do planejamento previdenciário, especialmente para os servidores públicos. Hoje vamos mostrá-las para vocês.
Se você é servidor público, o ente administrativo ao qual você se encontra vinculado pode ter um Regime Próprio de Previdência (RPPS). Nesse caso, suas contribuições previdenciárias não são feitas para o INSS, mas sim para este Regime Próprio, que adota regras próprias para a concessão de aposentadoria, diferentes das que são estabelecidas pelo INSS. Por este mesmo motivo, seu benefício não será analisado pelo INSS, mas sim pelos servidores responsáveis por este Regime Próprio de Previdência (RPPS).
Como exemplos de Regimes Próprios, podemos mencionar aqui: Paraná Previdência, Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), São Paulo Previdência (SPPREV); Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores (IPPASA).
Quem se encontra vinculado a um Regime Próprio de Previdência (RPPS), deve ter certeza de que seu benefício concedido foi calculado corretamente e ter cuidado ao levar para o cálculo de sua aposentadoria o tempo trabalhado na iniciativa privada, que se encontra lá no INSS, porque isto pode levar à diminuição da média do benefício que você irá receber.
Podemos elencar aqui ao menos 5 (cinco) motivos para quem é servidor público, fazer seu planejamento previdenciário:
1) Evita prejuízo financeiro, uma vez que a partir do estudo realizado será possível concluir qual a melhor data para se aposentar;
2) Verificar se compensa levar o tempo do INSS para o Regime Próprio: É comum que os servidores públicos tenham trabalhado também na iniciativa privada, mas será que levar os salários dessa época para o calculo de sua aposentadoria no RPPS será vantajoso? Com o planejamento previdenciário, tudo isso é calculado de forma detalhada.
3) Verificar se você pode ter direito a mais de uma aposentadoria: É isso mesmo! Como dito anteriormente, é comum que os servidores públicos tenham trabalhado também na iniciativa privada. Dependendo do caso, ele pode ter direito de se aposentar no INSS e também em seu Regime Próprio de Previdência;
4) Verificar se você pode se aposentar e continuar trabalhando;
5) Prepara você para o seu futuro, garantindo segurança e estabilidade financeira.
Assim, os servidores públicos vinculados a Regime Próprio devem ser orientados para traçarem as melhores estratégias na hora de se aposentar, evitando-se assim prejuízos financeiros na sua aposentadoria.
Por esta razão, o planejamento previdenciário para servidores públicos mostra o melhor caminho para a garantia de estabilidade e de segurança financeira no futuro.
Dúvidas? Fale conosco!
Entre em contato
Olá, eu sou a advogada Ana Henriqueta Pires, especialista em direito previdenciário há 5 (cinco) anos e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).